terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ida a praia de Oda





Dia de folga e sem ter muitas opçoes para ir aqui no interior, estava eu e meu amigo conversando sobre o que fazer, dei a ideia de ir para praia de Kirara na cidade
de Oda, proxima de Izumo. A ideia dele era ir de ditensha mas negociei com ele para irmos de trem pois ate entao nao havia andado no meio de transporte publico mais comum no pais, sobre trilhos. A estaçao de Izumo apesar de nao ser grande nao eh acanhada (como a de Oda nas fotos abaixo) possue restaurantes diversos, mini shops para compras de ultima hora, onde vende se muito omiyagues, que sao lembrancinhas que os japoneses compram muito para dar de presente para familia, amigos, bem interessante esse costume. Esses omiyagues na maioria dos que vi sao doces embalados em caixas bonitas (e sao caros).




Aqui em Shimane tem os mais antigos trens em circulaçao no pais, apos entender como meche na maquininha de ticket fomos para plataforma com horario estourando para embarcar, aqui seja trem velho ou novo, seja de onibus, metro, sao todos muito pontuais entao quase nao consegui tirar foto da plataforma de embarque. Viajar neste trem eh uma viagem no tempo aqui no Japao, eh um trem a diesel e o funcionamento dele lembra um onibus sobre trilhos devido ao barulho do motor a combustao misturado com os do trilho. Dentro eh bem arcaico, ventiladores de teto, bancos e estrutura metalica bem antigas.


O trem passa por diversos pontos de parada, nem falo que eh estaçao em si pois as vezes so tem uma pequena plataforma de concreto, algumas uma pequena casinha para esperar e as vezes nada, somente uma placa indicando a parada como em um ponto de onibus. Chegando a Oda, percebo que estou mais no interior ainda, estaçao nao tinha ninguem, a casinha da pessoa que cuida da estaçao estava vazia, assim como a pequena salinha de espera. Tem uma outra salinha na area de embarque onde uma sensaçao estranha me impedia de entrar, quem acredita em obake (espiritos) ja pode ter sentido algo assim, tem uma foto da salinha ja de noite quando esperavamos o trem de volta.



A praia de Oda realmente eh muito bonita, no verao pelo que vi umas fotos publicitarias da prefeitura sobre a tal tem agua azul, cristalina. No caso o mar nao estava assim mas pelo menos percebi que a areia eh branca e fofa. Tem um centro comercial principal na praia, onde tem restaurantes, barkery, comercio de omiyagues, vestiario e varias informaçoes sobre o turismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário