segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ida para Nagoya



Viagem realizada ha umas 2 semanas atras, sendo que foi para fazer uma entrevista em uma cidade proxima a Nagoya mas como o onibus so para na capital, tive de pegar um trem para me locomover para a outra cidade. Viajar de onibus eh a forma mais lenta porem mais barata, so para terem uma ideia daqui de Izumo ate Nagoya foram 9 horas e meia de viagem. Caso queiram ver no google maps a distancia, Japao eh um pais pequeno mas nem tanto. A boa noticia ao entrar no onibus foram as poltronas, individuais sem que a poltrona do lado fique colada com a sua e o banco deita bastante, fora os apoios de pernas que aumentam o conforto. Nunca viajei de onibus leito no Brasil mas imagino que deve ser parecido. O onibus deu uma parada na capital da provincia (Matsue), depois parou em uma parada de estrada, bem acanhada, com posto de gasolina, uma conveniencia, banheiro (limpissimo) e area de fumantes. Cheguei em Nagoya no comecinho do dia, estava começando a clarear ainda e foi um choque ver pela primeira vez uma cidade grande do Japao de perto, como era bem comecinho da manha e com pouquissimas pessoas na rua, deu uma sensaçao de de ja vu, talvez por parecer estar em uma cidade grande como Sao Paulo. Mas a sensaçao foi rapida, o onibus para na estaçao central de trem da cidade de Nagoya, ao sair da estaçao a sensaçao de de ja vu foi se, se fosse SP teria lixo, pedintes e meliantes rodeando a estaçao provavelmente (triste ter de escrever isso).

Deu para perceber duas coisas, primeiro eh como onibus eh quase insignificante como meio de transporte no Japao, ha pouquissimos onibus de linha pela cidade e onibus rodoviario para terem uma ideia, a "rodoviaria" que fica dentro da esta
çao tem somente 5 plataformas de embarque, qualquer cidade pequena no Brasil tem essa quantidade ou mais. Em compensasaçao a estaçao de trem em si eh monumental, ate entao a maior estaçao que conhecia era a de Izumo com linhas de integraçao com metro.



Gra
ças a ajuda dos japoneses consegui chegar a cidade que fui fazer entrevista, na volta andei nas redondezas na estaçao pois o onibus so iria chegar la pelas 21 e 30 e se nao me engano voltei para Nagoya era umas 14. Nao tirei mais fotos pois deixei a camera dentro da mochila que acabei guardando em um coin locker.

Um comentário: